O clareamento dental é indicado para todas as idades?

É comum no período da adolescencia uma preocupação com a estética em geral, o que inclui o desejo de ter um sorriso com dentes brancos e bem alinhados. Neste contexto, surge o desejo de por clarear os dentes e os pais ou responsáveis podem ter algumas dúvidas:

A partir de quantos anos o clareamento é indicado?

O clareamento está indicado de forma segura a partir dos 15 anos de idade. A razão para este cuidado é que normalmente a polpa dentária (tecido responsável pela vascularização e inervação dos dentes) é mais volumosa por pacientes jovens. Assim, o agente clareador pode atingir mais facilmente este tecido e promover alterações de natureza inflamatória.

Qual a técnica de clareamento é mais apropriada nesta etapa da vida?

O clareamento caseiro supervisionado é a técnica indicada na adolescência, pois nela é possível a utilização das menores concentrações dos agentes clareadores, bem como regular os tempos de uso. Nesta técnica é feita uma moldagem dos dentes e sobre um modelo de gesso é confeccionada uma placa de acetato personalizada que o paciente utilizará diariamente com o gel clareador selecionado. O tempo total para obtenção do resultado completo é de aproximadamente 01 mês.

Há risco de danos aos dentes?

Desde que o clareamento dental esteja bem indicado e personalizado para as condições individuais de cada paciente, ou seja, sob acompanhamento profissional, trata-se de uma técnica segura e com eficácia comprovada cientificamente. Esta técnica não é definitiva, sendo necessária a manutenção ou o reclareamento, respeitando um intervalo mínimo de 01 ano e meio entre um clareamento e outro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *