Existem, basicamente, duas técnicas de clareamento dental: a caseira e a de consultório, incluindo variações do tipo de agente clareador utilizado e protocolos de uso. O clareamento permite que haja uma variação de tons dos dentes para mais claro, além de promover luminosidade aos mesmos. Em qualquer técnica, é fundamental uma avaliação inicial para garantir que há indicação para realização do tratamento.
Além do clareamento, alguns manchamentos mais significativos podem ser corrigidos por 2 outras técnicas: a microbrasão e a macroabrasão do esmalte.
Microabrasão do esmalte
Existem algumas manchas que acometem a superfície do esmalte dentário, comprometendo a estética. Em muitos casos, é possível a remoção destas manchas, total ou parcialmente, a partir da utilização de pastas contendo um agente ácido associado a um agente abrasivo. Assim, a técnica da microabrasão do esmalte pode devolver a estética do sorriso sem o desgaste dos dentes.
Macroabrasão do esmalte
Muitas vezes, as manchas que acometem a superfície do esmalte dentário não podem ser removidas por meio da microabrasão do esmalte (descrita acima). Nestas situações, é possível recorrer à macroabrasão do esmalte. Nesta técnica, haverá a remoção superficial destas manchas com brocas específicas (que promovem menor desgaste) para, em seguida, haver a cobertura da área com uma restauração de resina composta ou, muitas vezes, nem é necessária esta cobertura com material restaurador.